Pesquisar...

quinta-feira, 12 de novembro de 2015

Oficina de DTD e Permanente 1!

Sejam bem vindos novamente ao nosso blog, hoje iremos dar o gostinho de como foi nossa oficina Doodle para aqueles que não puderam comparecer! Aqueles que nos prestigiaram  com sua visita o nosso muito obrigado, ficamos muito felizes com o resultado e apoio de todos vocês!

   Vale sempre Lembrar que Baseamos seus conceitos nos seguintes autores da área:Professor André L. ; Professor Daniel Flores (documentos Digitais) e Duranti. Através destes autores conseguimos conceitos do nosso tema de forma fácil de compreender e prática para atingir o objetivo da oficina.



A oficina foi baseada através de um roteiro:


                          Introdução sobre o tema tratado
o   Origem
o   Histórico
o   Contextualização



Provavelmente você já acessou o site da Google pra fazer uma pesquisa e se deparou com outra versão do logotipo da empresa. Esses logotipos do Google modificados são chamados de Doodles. 



Os Doodles consistem em mudanças no visual do logotipo do Google para celebrar feriados, aniversários e as vidas de cientistas e artistas famosos. Seja o primeiro dia da primavera, o aniversário de Albert Einstein ou os cinquenta anos da descoberta do DNA, a equipe do Doodle sempre encontra um jeito de celebrar esses eventos únicos com arte. Esses Doodles são documentos digitais, hoje em dia, muitas pessoas aguardam ansiosamente o lançamento de cada novo Doodle e alguns até os colecionam. 



O primeiro Doodle foi criado em 1999 para o festival ( the burning man) festival de contra cultura que acontece todo ano no deserto de Nevada. De 1999 até hoje em dia já foram criados mais de 2000 Doodles pela equipe de designers e engenheiros do Google.





 Sobre a disciplina
o   Conceito de Diplomática 
o   Conceito de Tipologia


A diplomática era utilizada para comprovar a autenticidade dos diplomas, hoje em dia é uma ferramenta utilizada pela arquivologia para estudar o documento em direção a sua gêneses.
Analise diplomática consiste na aplicação prática da teoria relacionada à própria diplomática. Estudando formal e individualmente documento diplomático.

Tipologia documental é o estudo que tem como objeto os tipos documentais. É também entendida como a configuração que assume a espécie documental de acordo com a atividade que a gerou, a natureza do conteúdo ou técnicas de registro.
O que pretendemos a partir desse ponto é provar para vocês que os Doodles são documentos e eles estão totalmente ligados a diplomática e tipologia. 
               

                Batalha de Doodles
o   Conceito de autenticidade
o   Conceito de veracidade
o   Exposição em realidade aumentada
o   Relação com o tema escolhido


Agora que já sabemos o que são Doodles, você deve está se perguntando "mas o que isso tem a ver com arquivologia?" Bom, já estamos chegando lá! nesta parte da oficina, nós realizamos uma batalha dos Doodles:






Podemos observar dois Doodles na imagem: um  feito pelos Senhores do Arquivo e outro Doodle Google. O Doodle feito pelos senhores do Arquivo não é Autentico e Nem verídico como um Doodle Google. porque? porque colocamos o nome da empresa Google nele, mas não foi feito pela Google, ou seja, ele não é autentico e nem verídico pois não foi produzido pela Google e as informações deles são falsas. Já a Doodle do PAC-MAN produzido pela empresa Google então compõe o do Arquivo da Google, ou seja: é um documento com valor administrativo para eles e é tanto quanto autentico quanto verídico e foi arquivado no seu acervo Doodle como arquivo permanente.

Já o Doodle dos Senhores do arquivo é verídico e autentico para nós. é um documento que faz parte do arquivo dos senhores do arquivo, pois comprova que fizemos a oficina. já a Doodle Google não faz parte do nosso arquivo porque não foi produzido por nós, foi apenas usada como exemplo. mas, existe uma chance do Doodle dos Senhores do Arquivo fazer parte do Acervo oficial das Doodles Google, se enviarmos para eles e forem aprovado e postado no site oficial da Google, o documento dos Senhores do Arquivo passará a fazer parte das Doodles Googles e do seu acervo.

Ao final da nossa batalha Doodle houve uma exposição de alguns Doodles com análises diplomáticas, tipológicas e com sua sua explicação porque eles compõem destinação ao arquivo permanente da organização. mas não era uma exposição qualquer, era uma exposição em "QR-CODE - realidade aumentada" onde através do aplicativo que já foi citado no blog: Augment. o público deve acesso a esse novo modo de ver Doodles.


Clique AQUI para baixar as Doodles utilizadas na oficina.











Sobre documentos arquivísticos digitais

o Documento Virtual X Documento Digital
o Conceito de documento digital e documento arquivísticos digital
o Produtor Arquivístico
o Destinação final: Arquivo Permanente

Após a exibição dos Doodles em realidade aumentada, muitas informações podem começar a surgir na mente que quem os viu, certo? E para você, este documento é digital, virtual, eletrônico ou tudo isso é sinônimo para você? Pois bem, dentro da arquivologia a definição desse documento é mais específica. No caso ele é um documento digital em uma plataforma virtual, ou seja, mesmo podendo ser visualizado de diversas maneiras em qualquer lugar com acesso à internet, o documento original possui uma unidade física que mantem esse documento disponível para acesso, logo se esta unidade “sair do ar” por algum motivo o acesso ao documento original ficaria impossibilitado.

O documento digital explicado acima, possui caráter de documento arquivístico por possuir valor administrativo (primeiramente) e histórico e probatório (após a perda do seu valor administrativo. O valor administrativo no nosso documento, é aquele quando o Doodle está na página inicial do google, representado a marca e criando o vínculo entre a empresa e o usuário, vínculo esse que possui importante relação para a empresa já que esta possui o interesse de melhorar cada vez mais relação com o usuário/consumidor. Após o doodle sair da página de pesquisa da empresa ele vai para um acervo que pode ser acesso por qualquer pessoa e lá estão todos os doodles utilizados até a data do acesso, podendo ser acessadas as informações a respeito da criação de cada doodle. Esse acesso no acervo se dá quando o documento já possui o valor histórico para instituição, ou seja, remete a tudo que já foi feito pela empresa na intenção de aproximar-se de seus clientes/usuários.

Destinação Final: É o arquivo permanente da empresa (Google). Possui dentro de suas dependências todo um acervo com a série dos Doodles aprovados e não aprovados para posterior consulta e análise. No caso dos aprovados e exibidos na página inicial da Google, após o período de exibição, os documentos são disponibilizados para consulta em uma outra página onde encontram-se as informações a respeitos de todos os Doodles já exibidos.

Que possamos nos encontrar mais vezes em breve, e até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário